Sejam Bem Vindos!

"Nascuntur Poetae, fiunt oratores"

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Pão e a Palavra


Eu tenho meditado em uma palavra onde Jesus tem falado muito ao meu coração. Na semana passada no meu devocional eu me deparei com o versículo em que retrata a primeira tentação de Cristo nos quarenta dias em que ficou no deserto.

Lucas 4:3 E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
4 E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.

Eu meditei na resposta de Jesus ao diabo. Portanto, vamos entender o que é pão.

Dentre os seus significados vou escrever apenas 2
1 ALIM Pão é um alimento feito com farinha;
2 FIG o sustento diário, meios de subsistência;

Com isso podemos entender que a luz do texto trata do segundo significado. Pão é exatamente aquilo que você come e te mantém de pé, seja liquido como um copo de vitamina, suco ou sólido como feijão e arroz. Porém a despeito do sustento que o alimento nos dá, a bíblia diz que para vivermos precisamos nos alimentar, comer, beber, mas não só isso. O texto deixa claro que não vivemos para comer, comemos para viver. E se pararmos para analisar, pela quantidade de pratos que conhecemos, o homem hoje opta o que quer comer. Uns comem carne, outros somente legumes. E para que eu viva do pão quanto alimento, eu não necessito comer de tudo, eu posso comer o que quero ou só o que gosto.
Isso foi um tanto lógico para mim, no entanto eu me lembrei dos sentimentos e aí percebi o seguinte. Quando temos sentimentos que nos levam única e exclusivamente ao centro de nós mesmos, ao egocentrismo, poderia eu afirmar que tais sentimentos deixam de ser abstratos, para se tornarem físicos, pois o único fim do que sinto sou eu mesmo. Deixa-me exemplificar materializando o amor: eu materializo o amor quando me condiciono a amar alguém se tiver dentro dos requisitos mínimos criados por mim: altura, condição financeira, cabelo, cor da pele, etc não importam os valores e a essência, só amo se tiver o que os meus olhos podem ver. E aí encontramos pessoas que se alimentam deste amor benéfico a si mesmo. Além disso, temos também: rancor, ódio, álcool, drogas, prostituição... É o abstrato em permutação com o físico, e tendo eles se tornado o meu pão, necessariamente eu não preciso de todos para viver, e se vivo com apenas um, não só dele devo viver.

Jesus lembrou ao diabo do período que o povo de Israel viveu no deserto e teve como alimento apenas o maná, para entender que nem só de maná deveria viver, mas de toda a palavra de Deus. (Deuteronômio 8:3)

Nesta segunda parte deste versículo, fica explícito que a falta de conhecimento é o que nos destrói como a própria palavra já diz: O meu povo é destruído por falta de conhecimento Oséias 4:60.

Primeiro temos que entender, compreender, crer que a Bíblia é a palavra de Deus. Feito isso, enxergar que a Bíblia sendo a palavra de Deus, e tendo eu acesso a ela, necessito de toda a palavra para viver.

O que destrói o homem? 
- A falta de conhecimento.
E porque existe a falta de conhecimento?
- Simplesmente porque acredito que sou um ser capaz, e sendo eu este ser, tenho meu próprio conceito dos textos e contextos da Bíblia, e isso me capacita a não viver de sua completude. Eu praticamente sou prático, e escolho, me adapto apenas ao que quero e me convém.

Todavia, a luz deste texto não diz que tenho que viver de uma, duas ou várias, ele afirma que tenho que viver de toda a palavra de Deus. Não apenas da palavra, mas de toda a palavra.

Então volto aos sentimentos, e percebo que quando vivo de toda a palavra de Deus, os sentimentos que tenho e vivo, são  concretizações da palavra. O que materializo nos sentimentos quando os vivo a luz da palavra, são as relações coletivas suplementadas de ações como: ouvir, perdoar, amar pelo que se é não pelo que se tem; amar não porque ganho, mas muitas vezes porque perco, porém se ganho, que seja a graça de Deus. Portanto, os sentimentos a luz desta palavra nos torna seres humanos como Jesus.

Para completar e encerrar a minha meditação quero resumir com o seguinte pensamento:
- Precisamos de pão para viver, precisamos nos alimentar devidamente para sermos seres saudáveis, todavia mesmo tendo o pão a sua devida importância, não devemos viver só dele, nem apenas dele. Necessitamos do metafísico, da fé, e fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus. E dela, a palavra de Deus, não podemos tirar nenhuma vírgula, indiscutivelmente para viver precisamos de toda a palavra de Deus. E vivendo de toda a palavra de Deus, não podemos esquecer que de vez em quando temos que nos alimentar de pão. O oposto disso é desobediência: viver do pão e para o pão, e de vez em quando dentro das nossas necessidades viver de uma ou outra palavra de Deus.

- Em suma, temos que ser um ser humano que não vive para coisas, mas que vive para ser instrumento da Palavra. E enquanto caminha porque se alimenta de pão, é sabido que se vive, porque ao se alimentar de toda a palavra de Deus, se conhece e ama o pão da vida que é Jesus.

“O EVANGELHO É SIMPLES ASSIM”

A Paz do Senhor a Todos R. Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário