Sejam Bem Vindos!

"Nascuntur Poetae, fiunt oratores"

terça-feira, 31 de agosto de 2010

31 de Agosto: O Tempo

Hoje finda mais um mês neste ano de 2010: acabei de perceber que já estamos em 31 de agosto. Lembro-me que sempre ouvi mencionarem que este mês é um mês longo, que apesar do cronos ser semelhante a outros meses, como julho ou janeiro, este que se vai (agosto) é um mês demorado no seu término. No entanto, não vi ele passar, na maneira popular de dizer que vivi naturalmente enquanto o tempo decorria.
A verdade seja dita, não foi apenas agosto que passou rápido, os dias tem corrido numa velocidade que fica perceptível, mesmo sendo do nosso entendimento que em nada mudou: os dias continuam com 24 horas, as semanas 7 dias, os meses 30, 31 dias, às vezes 28 ou 29.
Diante deste fato, e independente da idade, façamos o seguinte desafio de posse de um calendário:

- Quando foi que o tempo começou a passar mais rápido?

Se nos guiarmos por parâmetros não vamos encontrar lógica plausível, pois o tempo continua o mesmo. Porém, se analisarmos que o tempo passa diante dos nossos olhos, e o que comprova que ele continua o mesmo, são as noites e os dias, ou até mesmo o caminhar dos ponteiros de um relógio, poderemos enlouquecer por não compreender que o tempo que percebo passar hoje, não tem a mesma cronologia de ontem.

Então, com ou sem argumentos tamporais, o tempo nos leva há uma meditação e ou reflexão:

O que eu fiz enquanto o tempo passava, que fez com que a minha existência valesse a pena?

Seja no tempo de ontem ou no tempo de hoje, as minhas ações convertem-se em que?

Muitas vezes temos a capacidade e a oportunidade de ajudar, de fazer o bem a quem tem necessidade de um bem, e não o fazemos;

A casos em que uma atitude de amor é o que nos revela o ser humanizado, entretanto o que praticamos nos caracteriza um ser humano monstrificado;

Olhar para o problema de alguém e dizê-lo: é menor que o meu! É ser egoísta ao ponto de não olhar para si mesmo pelo seu próprio ponto de vista, ou seja, não se enxergar como pessoa, não se titularizar como gente; não compreender que todo problema tem tamanhos semelhantes, os maiores ou menores dependem da ótica de quem os interpreta.

Agora, amanhã será primeiro de setembro de 2010, um novo dia para quem nasce e vive, o mesmo dia ou o complemento do dia anterior para quem apenas existe.

Por isso, há tempo para fazer no tempo um novo começo, uma nova história. Vejamos e percebamos que enquanto formos apenas um ser físico e racional, e não identificarmos e gerarmos em nós o ser espiritual, a vida se executará no tempo útil, como uma bateria, pois no fim de sua carga, findará. No entanto, por não sermos objetos marcadores de tempo (relógio), não teremos a oportunidade de sermos levados ao reparo ou a troca de bateria. Somos um ser vivo, e só em vida poderemos decidir o próximo passo. Caminhe para Jesus, pois só Ele mantém a carga necessária para transcorrermos no tempo. E quando este tempo aqui passar, ainda com Jesus iremos estar.

Marcos 13
20 Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias.

Lucas 23
39 Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.
40 Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença?
41 Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez.
42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.
43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

A Paz do Senhor a todos R. Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário